Manutenção Geral: Montagem CPC Deluxe

 

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Aproveitando o dia de folga por aqui resolvi fazer um tutorial de manutenção geral na montagem Celestron CPC Deluxe HD, esse telescópio adquiri de uma amiga que comprou ele numa loja na Suíça e na sua mudança para o Brasil o trouxe junto, segundo ela, nunca foi feita as manutenções como lubrificação e nem limpeza da montagem e OTA. Está é a terceira montagem CPC que adquiri ao longo de uns anos, a primeira montagem que aprendi a fazer as manutenções necessárias foi em um CPC 800 Edge HD, em seguida na CPC 1100 XLT GPS, agora com boa experiência vou fazer esse tutorial , que é bastante raro por aqui no Brasil.

As montagens CPC são bem simples de fazer limpeza, lubrificação, ajuste nos motores  e  diminuição de folgas se tiver. Esse tutorial serve para fazer a manutenção tanto da CPC Deluxe quanto CPC XLT GPS, as diferenças entres as duas montagens está apenas no modo de abrir a base de cada uma e os cabos que na Deluxe foi tudo convertido em uma única placa mãe, enquanto na XLT GPS são duas placas mães, na CPC XLT GPS se abre a capa da base por inteira, já nas CPC Deluxe pode abrir apenas a parte que fica o motor, só em caso de precisar lubrificar o rolamento central que se retira ambas as partes da base,motores, etc, (o que será feito aqui).

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CPC XLT GPS
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CPC Deluxe

Nesse tutorial eu optei em fazer a retirada do OTA( Deforking) para facilitar o trabalho, porém pode ser feito com o OTA instalado normalmente, no meu caso aproveitarei  para fazer limpeza geral do primário, secundário, placa corretora, limpeza das peças do tubo, lubrificação do focalizador, lubrificação do exterior do baffle e flocking na parede interna do OTA, essa operação terá um outro tutorial.

Vamos antes de tudo deixar as ferramentas e graxa separados, vamos precisar dos seguintes itens:

A- Jogo de chave Allen

B- Chave de cano

C- Graxa Branca a base de Lítio

D- Fita Crepe Branca ( marcação dos cabos)

E- Caneta Marcadora

1- Como fazer o Deforking?

O Deforking nos modelos CPC XLT e CPC Deluxe de 9.25″ e 11″ é feito do mesmo modo, no modelo de 8″ acredito que muda o jeito de retirar os parafusos do eixo de altura, porém nunca o fiz…

Para o Deforking dos modelos de 9.25″ e 11″ é necessário primeiramente abrir o braço que fica o módulo GPS, ou seja o lado tem a alça pra ajudar a carregar o telescópio e montagem.

O primeiro passo é retirar a alça de transporte.

Agora, retirar os seis parafusos Allen para soltar a capa do braço com o GPS.

Feito essa parte será necessário remover as duas capas da base da montagem para soltar alguns cabos que estão conectados a placa mãe e o botão de aperta/solta do eixo de azimute, no caso de não precisar fazer o deforking não será necessário essa etapa.

Retirando as peças:

A- Soltando o botão solta/aperta o eixo de azimute: Apenas soltar o parafuso Allen e girar até sair o botão.

B- Capa do motor: Apenas retirar os três parafusos Allen.

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C- Remover a capa com o painel de controle:

Essa parte é mais delicada, começa por soltar os oitos parafusos Allen, assim o painel sairá sem a placa mãe.

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Na sequência, soltar os outros três parafusos, dois estão em cima do painel e o outro dentro do painel, ver foto.

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Agora, a parte que se deve ter atenção e cuidado, hora de marcar e soltar os plugs da placa mãe. Fiz marcações nos plugs assim na hora de remontar não terei erros. Soltei antes os dois plugs da foto abaixo, o plug de energia e o plug do botão liga/desliga.

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Com esses dois plugs soltos , hora da marcação dos outros, assim que marcados apenas solta-los com cuidado e a placa mãe estará livremente solta.

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Placa mães solta e painel livre pra continuar o trabalho.

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Deixando os componentes todos separados e organizados vamos continuar com o deforking, a retirada do braço GPS.

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Para retirar esse braços é necessário soltar quatro parafusos Allen na base  do braço, algumas vezes usam uma cola vermelha e será necessário aquecer um pouco para derreter essa cola.

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Com os parafusos da base retirados é hora de soltar os parafusos da parte de cima do braço, os parafusos que prendem o OTA ao braço da montagem.

Pronto, braço GPS solto e retirado da montagem.

Ultimo passo para o deforking completo é soltar os outros dois parafusos que prendem o OTA do lado oposto, nessa hora recomendo pedir ajudar a alguém, um segura o OTA e o outro solta esses dois parafusos restantes, assim a segurança é garantida.

 

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Pronto, deforking finalizado.

2- Limpeza geral e Lubrificação Geral

Na sequência resolvi ir a fundo e fazer uma limpeza e lubrificação profunda na montagem, que inclui limpeza e lubrificação do motor de altura e azimute, das engrenagens e rolamentos dos eixos.

Preferi fazer a desmontagem completa para pode fazer as manutenções o melhor possível, mas em caso só de lubrificar as engrenagens não é necessário ir tão a fundo como fiz aqui.

Próximo passo foi a retirada do motor de azimute, assim poderei retirar a engrenagem e ir a fundo.

A retirada do motor de azimute é tranquila também, apenas soltar os três parafusos Allen.

Com o motor removido fica muito mais fácil retirar a engrenagem de azimute, uma coisa que achei importante é fazer marcação antes da remoção da engrenagem de azimute, assim não corre nenhum risco de ter dificuldades na hora de recolocar de volta. Acabei esquecendo desse detalhe, por sorte nas fotos anteriores já avia marcações , então não tive problemas quanto a isso.

 

Seguindo a desmontagem completa, vamos remover o outro braço, nesse braço primeiramente é necessário soltar o botão aperta /solta , do mesmo jeito que no botão do eixo de azimute e soltar os seis Allens, assim a capa sairá também.

Capa solta.

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Para a retirada desse braço, vamos soltar também uma peça que ajuda no transporte do conjunto, em seguida soltar os parafusos da base para soltar o braço da base.

Pronto braço do motor solto.

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Com os braços soltos, motores soltos, acabei resolvendo desmontar também a base, para ter acesso ao rolamento do eixo de azimute. Para isso basta apenas soltar os dois parafusos do lado e um em cima da base da engrenagem.

Usando a chave de cano, para soltar o parafuso abaixo da base da engrenagem, já é possível remover o rolamento do eixo de azimute.

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Rolamento e base já totalmente separados.

No eixo de altura não consegui fazer a retirada da base da engrenagem, um parafuso está colado e não tive como retira-lo( mesmo aquecendo esse parafuso), porém consegui fazer a lubrificação do rolamento com ajuda de um saco de confeitar bolos que tenho na padaria, coloquei a graxa dentro e com um furo pequeno consegui injetar graxa nele.

Com tudo limpo, comecei a remontagem de tudo, para isso basta seguir as fotos do tutorial de baixo pra cima, eu optei em fazer a lubrificação das engrenagens e motores depois que fiz a montagem dos braços, motores e OTA.

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A última verificação é se ficou com  folga no eixo de azimute, no eixo de altura dificilmente terá folga, por não precisar mexer no parafuso de ajuste de folgas, já no motor de azimute pode acontecer de ficar com um pouco de folga, nesse caso é ir ajustando o parafuso Phillips que fica no motor , soltando ou apertando milímetros, só não se deve deixar esse parafuso muito apertado ou frouxo, se ficar frouxo terá muita folga e se apertar muito o motor poderá travar em determinada posição. Cuidado também na hora de recolocar o motor de azimute de volta , não deixar ele muito apertado contra a engrenagem, pelos mesmos motivos citados acima.

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Finalmente a manutenção da montagem esta completa, faltando apenas manutenção no OTA, que será em breve ( ainda não recebi o material necessário para o flocking).

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Este foi mais um pequeno tutorial, espero ajudar a quem necessitar, manter nossos equipamentos sempre em dia e saber como fazer as manutenções necessárias é muito importante, ainda mais no nosso país que não temos onde e a quem recorrer para esse tipo de necessidade, por sorte temos a quem recorrer no caso de problemas eletrônico, a qual não ouso mexer.

Céus limpos a todos.

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