C11 EdgeHD: Limpeza das Lentes Corretoras

IMG_20180701_124457537

A algum tempo ao abrir o meu C11 Edge HD pra limpeza da placa corretora e fazer flocking na parede interna do Baffle acabei que encostando  o dedo no corretor e deixando ele bem sujo, então ao tentar limpar a lente sem ter que retirar acabei piorando e vi que só retirando pra fazer o serviço direito, pois ali não tem curso e espaço suficiente  pra fazer uma limpeza correta, com essa necessidade comecei a pesquisar na internet sobre a retirada das lentes, foi então que achei um tópico no Cloudy Nights (https://www.cloudynights.com/topic/511205-broken-edgehd-11-baffle-lenses-fell-out/) falando mais ou menos sobre esse tema, em uma postagem um cara deu uma dica de como retirar e recolocar as lentes corretamente, então encorajei e decidi fazer esse procedimento.

1- Retirando as lentes corretoras.

O primeiro passo se dá ao retirar os acessórios como diagonal e visual back, assim como o adaptador de 3″ que suporta a rosca SCT de 2″.

IMG_20181130_185308674

IMG_20181130_185556531.jpg

Deixando o OTA na posição horizontal o próximo passo foi retirar o anel primário  e a borracha de contenção.

Screenshot_2.png

 

Abaixo foto com o anel primário e borracha de contenção soltos. Na foto abaixo o OTA está ainda na posição horizontal, se deixar na vertical o tudo extensor e as lentes cairão.

IMG_20181203_172423858

Agora que vem a parte mais complica e delicada, hora que o coração bate forte e quase sai pela boca, nesse momento COM O DEDO SEGURANDO O TUBO DE CONEXÃO, deixe o OTA na posição semi horizontal, nesse momento o tudo de conexão e as lentes já irão sair sem nenhum problema e com facilidade,apenas escorregando pelo interior do baffle, agora outro momento que precisa de atenção máxima, as lentes não são pressas a nada, apenas ficam em cima do tubo de conexão, então assim que aparecer a primeira lente já segurar imediatamente as lentes com a outra mão e sem que elas se misturem , para não perder a posição original.

Eis aqui o tubo de conexão, as duas lentes corretoras e o anel espaçador, na foto coloquei pedaços de fita para não correr  risco das lentes saírem do lugar e se perder o posicionamento original.

IMG_20180630_153725501.jpg

Na sequência mostro cada lente, lembrado sempre de não perder a posição de cada uma delas.

Lente frontal ( sentido placa corretora)

IMG_20181203_175414210

IMG_20181203_175358580

Lente traseira ( sentido Visual Back )

IMG_20181203_175517961.jpg

IMG_20181203_175451118.jpg

Entre essas duas lentes há um espaçador de alumínio que mantém a distância correta entre elas.

Screenshot_1.png

Uma coisa que notei e tem uma boa qualidade é o escurecimento na borda das lentes, ajudando a não ter dispersão de luz, além de ter um tratamento óptico num tom roxo/esverdeado, que dizem ser algo muito bom , ajudando na transmissão de luz.

Sobre que tipo de curvatura essas lentes tem já não posso dizer nada, nas minhas pesquisas não consegui encontrar nada a respeito.

Feita a limpeza ( assim como se limpa oculares) hora de recolocar tudo no devido lugar. Na foto abaixo ambas as lentes estão já limpas e prontas pra reposição.

IMG_20181203_172850898

2- Recolocando as Lentes Corretoras

Recolocar tudo de volta exige cuidado extremo e muita tranquilidade, como o lado interno do baffle é a conta de entrar as lentes e o tubo extensor e não há mais espaço para nada, tive que improvisar para conseguir recolocar tudo corretamente, usei dois pequenos veios de fita crepe transparente espaçados para segurar as lentes em cima do tudo extensor, assim tudo foi de uma vez e sem ter que encostar nas lentes, deixando o OTA ainda na vertical ( placa para cima) foi apenas empurrar tudo pelo baffle e em segundos estava tudo em ordem e alinhado, como citei, não há espaço para as lentes ficarem desalinhadas, e se alguma lente entrar torta não terá curso pra rosquear os anel primário.

IMG_20181203_181438544.jpg

Pronto, agora só adicionar a borracha de contensão e o anel primário, lembrando de não apertar com excesso , mas o suficiente pra deixar tudo sem folgas.

Screenshot_1

 

Este foi um pequeno tutorial para em ÚLTIMO CASO algum amigo precise fazer essa manutenção  e não tenha coragem por falta de material e/ou medo que retirando as lentes possa danificar permanentemente o Edge HD, na verdade não há nenhum problema nisso, é mais simples do que desmontar e montar uma lente barlow, desde que  não se perca as posições corretas das lentes, em caso de perder não há motivo de preocupação, visto que são apenas duas, dará mais trabalho, pois poderá ter que montar e desmontar várias vezes e testar até ajustar as posições, mantendo a posição correta desde a retirada não terá necessidade de testar pra ver se ta tudo na posição correta. A Celestron acertou em deixar esse sistema prático para em caso de necessidade poder retirar as lentes sem complicações, tendo apenas tempo e paciência para fazer a limpeza do sistema corretor.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s