Celestron Nexstar 8SE

 

SAM_5875

O Nexstar 8SE foi o meu primeiro telescópio Schmidt Cassegrain, como havia acabado de sair de um Newtoniano de 254mm sobre  AZ EQ6 levei um susto quando recebi esse telescópio, por causa da portabilidade, peso e tamanho do conjunto. Esse modelo vem com acessórios de 1.25″, assim acaba sendo bem mais interessante a substituição desses acessórios para 2″, a melhora passa a ser maior e pode ser aproveitado ao máximo a qualidade muito boa desse OTA. O peso do OTA com acessórios padrão é de cerca de 6kg, montagem fica em 7kg com tripé, isso mostra que foi mesmo projetado pra transporte rápido e sem muito esforço.

IMG_20160524_165022539
OTA já com acessórios de 2″

O OTA já vem com o sistema FASTAR, apesar que já está em todos os modelos novos atualmente, porém pode ser uma boa para os interessados em astrofotografia.

A ótica do Celestron Nexstar 8SE é simplesmente fantástica, entrega uma boa correção dentro da sua categoria , em momentos de seeing bom consegui fazer ótimas observações planetárias, Júpiter mesmo , que é um pouco complicado de observar devido ao baixo contraste obtive imagens entre ótimas a excelentes, outros planetas obtive imagens com bastante detalhes e um contraste bem interessante, visto que são telescópios com obstrução um pouco elevada.

SAM_6052
Sistema FASTAR

A montagem Nexstar possui uma precisão boa, não chega a ser excelente, porém depois de feito um alinhamento de estrela com bastante cuidado pode-se obter um resultado satisfatório, porém longe da qualidade das montagens CPC. A montagem é bastante compacta e leve, achei que suporta razoavelmente o C8, na minha opinião essa montagem deveria suportar até um C6 no máximo, com o C8 notei bastante vibrações em média e alta amplificação, o tripé pode ser o maior culpado pelas vibrações, além de pouco dimensionado possui “pernas” finas (1.25″) o que acaba prejudicando bastante nas observações mais sérias.

SAM_6100

SAM_6093

Também tenho que falar de alguns pontos que achei bastante negativos nessa montagem, começando por não ter botões para “soltar” os eixos e poder movimentar manualmente, isso acaba sendo bastante incômodo dependendo da necessidade de as vezes ter movimento manual. Toda vez que se vai montar o tripé é necessário ser cuidadoso no nivelamento, porém nesse achei bem mais difícil conseguir um bom nivelamento para ter uma precisão boa do alinhamento de estrela.  A montagem em sim possui entradas básicas, auto guide e uma auxiliar, além da entrada para o hand controler.

SAM_6127

Fixar a montagem sobre o tripé é semelhante nos modelos CPC/CPC Deluxe, aperta-se três parafusos na parte inferior da base do tripé. Para usar um C8 acredito que esse tripé deveria ser mais espesso , como já mencionei acima, em média e alta amplificação notei bastante vibrações, o que requer uma excelente precisão no balanceamento do OTA.

SAM_6115

Bem, não há necessidade de prolongar o que achei do Celestron Nexstar 8SE, pois é um telescópio com uma óptica muito boa e montagem razoável, como um primeiro SCT recomendo fortemente o Celestron Nexstar 8SE.

 

Céu limpo a todos…

 

 

3 comentários sobre “Celestron Nexstar 8SE

  1. Pingback: Meus Equipamentos ao longo de 15 anos – Blog do Ecleido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s